Imagens

Imagens
Jack Kerouac - poeta e escritor da geração beat ("Musa" inspiradora deste blog)

domingo, 3 de outubro de 2010

Bendita sejas, cocaína, entre as drogas demais


A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é um alcalóide usado como droga, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, com efeitos anestésicos e cujo uso continuado, pode causar outros efeitos indejados como dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos.
Mas, ela não é o "ser hediondo" que muitos parecem querer classificar. Há, igualmente, como em tudo na vida, o reverso da medalha, e neste caso próprio, podemos ver a forma quase "mágica" como um dos grandes médicos e pensadores ocidentais (Sigmund Freud) a olhava.
Freud como um pesquisador da área médica, foi um dos primeiros utilizadores e proponentes da cocaína como um estimulante e analgésico. Famoso ficou o seu
artigo científico - e bem recebido pela crítica -, "On Coca", explicando as suas virtudes. Prescreveu-o, inclusive, ao seu amigo Ernst von Fleischl-Marxow para ajudá-lo a superar o vício da morfina que tinha adquirido ao tratar uma doença do sistema nervoso.
Por ventura, como em tudo na vida, as coisas são o que são, a mesma faca usada no talho para trinchar a carcaça do porco, servirá igualmente como uma arma branca num assassínio.
Nada é maligno ou perverso, o fim como as "coisas" são usadas é que definirá a natureza do epílogo de uma história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário