Imagens

Imagens
Jack Kerouac - poeta e escritor da geração beat ("Musa" inspiradora deste blog)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Loucura


A loucura ou insanidade é segundo a psiquiatria uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É o resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença.
O seu diagnóstico deverá ser feito por especialistas (psiquiatras).
Mas, como em quase tudo na vida existe uma segunda opinião e/ou hipótese, alguns credenciados na área, defendem que o sujeito não está doente da mente, mas pode simplesmente agir segundo uma maneira diferente não aceite pela sociedade em que se insere.
Há a reflectir de que muitos mestres das diferentes áreas do conhecimento humano foram considerados loucos, um deles entre muitos outros o senhor - Donatien Alphonse François de Sade (Marquês de Sade). Da sua obra - A filosofia na alcova - podemos retirar na dedicatória aos Libertinos, um bom exemplo porque foi o Marquês considerado louco: "Voluptuosos de todas as idades e de todos os sexos, é a vós somente que dedico esta obra, alimentai-vos de seus princípios que favorecem as paixões; essas paixões que horrorizam os frios e tolos moralistas, são apenas os meios que a natureza emprega para submeter os homens aos fins que se propõe. Não resistais a essas paixões deliciosas: os seus órgaos são os únicos que vos devem conduzir à felicidade".
Sem querer negar de que existem realmente muitos loucos com atitudes "saudáveis", ou seja, agindo dentro dos parâmetros considerados normais, parece-me que para a intelligentsia e povo em geral a loucura define-se no fim para que os genitais são usados.
Se assim for, eu sou um dos maiores loucos à face do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário