Imagens

Imagens
Jack Kerouac - poeta e escritor da geração beat ("Musa" inspiradora deste blog)

sábado, 31 de julho de 2010

"Dói-me a cabeça e o Universo"


Ainda revoltado mas conformado com o desaparecimento de mais uma sumidade nacional (António Feio), esta no campo da representação; com os miolos em verdadeira anarquia de pensamento, num questionar constante - porque tinha de ser ele?!...porque não um "lorde inglês" da Bolsa?! A essa pergunta não há resposta. Esta como outras, são perguntas inacessíveis ao espírito e compreensão humanos, ou, se calhar porque o Universo é caótico e aleatório. As coisas são o que são. Não temos o que merecemos, temos o que temos.
Ainda assim, e durante um período de tréguas neste "Dia do Juízo Final" da consciência, deduzo que no caos também poderá existir ordem, na destruição algo útil e construtivo - pelo menos um começar de novo, uma oportunidade para se fazer melhor. A guerra dá-nos o desejo de paz. Os opostos complementam-se é certo.
Mas há uma situação ridícula, um verdadeiro escândalo na vida do Homem. A ilusão mórbida de que o prazer supera a dor. Aqui os opostos não se complementam, um anula o outro.
A subsidiar a "tese" acima mencionada refira-se o filósofo alemão pessimista do século XIX Arthur Schopenhauer, na sua obra "On the Suffering of the World": «Quem quiser comprovar a afirmação de que no mundo o prazer ultrapassa a dor, ou que pelo menos se mantêm em equilíbrio, que compare a sensação do animal que devora outro, com a sensação daquele que é devorado.»
A todos os deludidos recomenda-se a sua leitura.

Um comentário: